segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ferris Bueller's day off (Curtindo a vida adoidado, John Hughes, 84) & Le vent d'Est (O vento do Leste, Grupo Dziga Vertov, 70)

Sobre Hollywood e anti-Hollywood ou Cinema revolucionário e Cinema anti-revolucionário


É preciso saber diferenciar aqueles que oferecem o mero entretenimento dos que oferecem as emoções puras (negritando a linguagem fullerianamente). Diferenciar aqueles filmes que - dentro do star system/studio system/genre system - são confabulados economicamente dos que são experimentados criativamente.
É preciso entender o "cinema imperialista" & entender o "cinema marxista". É preciso saber sonhar e aprender a criticar & aprender a sonhar e saber criticar. É preciso sentir o "cinema marxista" & sentir o "cinema imperialista".
Na linguagem mora o artista.

Sobre o cinema enquanto arte... sobre dois filmes que reassisti recentemente.


.o tudo no tudo.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Amo Lucio Fulci

Sobre a última Sessão Maldita

The New York Ripper é obra de um gênio livre. O primeiro filme de estripador que eu vi de verdade (onde a estripação é respeitada). Entre as salas de cinema e as de pornografia nasce um pesadelo, seu nome é Lucio Fulci. Daqui há 3 séculos considerado um dos gênios do século XX.Transforma tudo em completamente seu. Respeita pra brincar sério com regras de gênero. Só se expressa audiovisualmente - parece pouco, mas tem muito roteiro filmado por aí. É com Fulci que acredito no cineasta e não no diretor, na liberdade e não na concessão, na vocação e não na profissionalização, na fé em si... acima de tudo.