terça-feira, 6 de maio de 2014

Oficina de Criação Cinematográfica no Curro Velho

1º O homem, a câmera e o mundo: o nascimento do olhar cinematográfico (ou a cinegrafia)
Neste primeiro momento exercitaremos o princípio de toda a criação cinematográfica, onde tudo começa: a cinegrafia (ou a arte de embalsamar em eternidades existentes os fragmentos da realidade transitória). 
2º Nada mais complexo que filmar uma mesa de jantar: o nascimento do estilo cinematográfico (ou a mise-en-scene)
Este é o momento, por excelência, do que chamam “direção cinematográfica”. “Mise-en-scene” é um termo francês, oriundo do teatro, que significa “pôr em cena”. “Pôr em cena”, no caso do cinema, é levar à tela o movimento do drama, traçar no quadro cinematográfico, com as cores da luz, as essências dos humores emanados das figuras de carne e osso. 
3º Temos imagens, e daí? O que fazer com tudo isso? : o nascimento do filme enquanto objeto (ou a montagem)
Aqui é o momento onde exercitaremos os princípios do terceiro e último estágio da criação cinematográfica: a montagem (ou a arte de criar tempo). 
É passeando pelos 3 grandes momentos da criação cinematográfica, que esta oficina pretende se estruturar, e despertar no participante a consciência estética e a iniciação prática às técnicas desta linguagem. 




2 comentários:

  1. Legal Mateus, estou estudando em casa as informações da Oficina e procurando na internet outras informações do mesmo assunto

    ResponderExcluir
  2. Publica mais matéria no teu blog, todas as informações possíveis

    ResponderExcluir