terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ordem e Progresso

Ontem, em reverência ao maravilhoso trabalho da fotógrafa Nan Goldin, postei essa foto (abaixo) no facebook. Minha conta foi desativada. A última Mostra dela foi censurada. Segue em baixo a carta de repúdio de Ligia Canongia.

“Em reunião ontem, no Oi Futuro, fui comunicada pelo curador e pela direção do instituto que a exposição de Nan Goldin estava suspensa.

Em ato arbitrário, prepotente e desrespeitoso com a artista, os curadores, e sobretudo, com a obra de arte, a mostra foi CENSURADA.

A artista chegaria ao Rio dentro de 20 dias, e a exposição se inauguraria em 09 de janeiro, ou seja, faltando praticamente 1 mês.

A direção e a curadoria dessa casa simplesmente não sabiam quem era Nan Goldin e o conteudo de suas imagens, tomando conhecimento delas apenas no final de outubro, embora tenham selecionado a exposição em edital de um ano atras.

Um trabalho de quase dois anos foi jogado fora, sumariamente.

Atos como este só se inscreveram na historia durante o nazismo, o fascismo e as ditaduras.

A instituição teve apenas o desplante de me pedir que levasse a exposição para outro lugar.

Se vocês puderem e quiserem se manifestar a esse respeito, eu agradeceria, pois vou reencaminhar ao Oi Futuro a ressonância dessa arbitrariedade no meio artistico.

Um grande abraço,
Ligia Canongia”

Mateos.

2 comentários:

  1. Que bom que foi censurada, a que pena que a "artista" não foi presa. Infelizmente pessoas doentes fazem montes de merda, literalmente, e apresentam como "arte". Pessoas mais doentes ainda acham belas estas espoxições.
    Parabéns aos curadores que tiveram o bom senso que faltou na "artista" e nos pais destas pobres crianças.

    ResponderExcluir