domingo, 13 de junho de 2010

Quem diabos é Apichatpong Weerasethakul?

Perguntas que grandes pensadores de cinema já fizeram são reformuladas audiovisualmente por Apichatpong Weerasethakul:

O que se colhe na seiva do plano em fluxo de duração? Para onde se “diremociona” o olhar no recorte do retângulo que liberta o mundo no limite da ficção? Por onde sonham os nossos sentimentos no contato especial com o inefável? Como ultrapassar os signos e atingir as coisas? Como atingir a superfície (o sagrado)? O que filmo: a trama que se escorre em primeiro plano ou as árvores que balançam em segundo plano; eu olho tudo ou tudo me olha? Como oferecer uma vivência mística audiovisual para o meu espectador?

Para que serve mesmo o raccord, qual o seu potencial? O que se pode fazer com a inescapável elipse mesmo, qual o seu potencial?

Filmo seres humanos, corpos que se movem; filmo animais, corpos que se movem; filmo vegetais, corpos que se movem; filmo imagens irreais, efeitos que animo; filma a vida e a minha imaginação; filmo o mundo então?

Se não dá pra filmar a essência, só nos resta o essencial.

Plano do seu segundo longa-metragem Blissfully yours: a vida como ela é...

Mateus Moura.

9 comentários:

  1. nossa quem é essa punhetera fala pra ela vim bater pra mim tbm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. ai manda essa mulher pega no meu pal da cinco daquele ali

    ResponderExcluir
  3. Tive que comentar hehehe

    Porra se isso é a essencial. porra me filma pelo menos terá algo para mostrar ae hehehe
    pq esses 10cm num é nda hsuhaushuahs

    ResponderExcluir
  4. vai tomar no cú, que viadajem

    ResponderExcluir