domingo, 6 de junho de 2010

Nota e agradecimento à Lucio Fulci

Diferente do que se possa pensar de primma volta, Lucio Fulci – o “padrinho do gore”, “mestre do macabro” – não fez grandes obras apenas no gênero do Horror. Passou por vários sub-gêneros tipicamente italianos, incluindo algumas comédias com Totó, uns musicarelli, uns spaghetti westerns e um filme de época. Como Howard Hawks, Fulci não se adequava aos gêneros, os gêneros é que se adequavam ao seu touch. A decantação era através do espírito e da força criativa, inigualáveis nos quesitos da ousadia iconoclasta e do vigor artesanal. Cinema de autor fazendo cinema de gênero, a caligrafia do sangue na beleza da língua. Dois filmes não tão comentados do maestro italiano são senão “obras-primas” algum outro conceito mais amplo e que foge de quaisquer aspas. O spaghetti western Le colt cantarono la morte e fu... tempo di massacro é, como o filme de época Beatrice Cenci, o que os cinéfilos costumam chamar de “uma surra de cinema”. Ironias à parte – já que falamos de um grande cínico – é em cenas justamente de porrada que o gênio de Lucio Fulci se impõe com a violência poética típica dos de sua estirpe. Num saloon ou numa masmorra, com armas ou cachorros, a ousadia do italiano não tem limites, e a sua competência atinge a perfeição na virtude da invenção. É em momentos como a hora e meia que passei ontem assistindo Beatrice Cenci que a força do cinema me espanca a cara e me enche os olhos. Obrigado Lucio Fulci.


Mateus Moura.

2 comentários:

  1. Cara, tem coisas que eu não esqueço, uma delas é o silêncio durante o inverno naquele filme do Cavaleiros do Apocalipse, enquanto a mulher está dando à luz seu filho.
    E é isso, não esqueço, vai ver pra sempre dentro de mim e sempre vai ultrapassar minha compreensão.
    Então, sem dúvida, obrigado Fulci!

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale... sou louco pelos spaghettis do Fulci cara, e esse é extremamente especial e explosivamente original. É incrível como ele coloca sentimentos inesperados quando achávamos que íamos assistir um filme de ação violenta. O sentimento da paternidade também tá muito presente no Sela de prata... o 4 cavaleiros do Apocalipse vai crescendo durante a visualização e depois... é realmente um filme especial.

    ResponderExcluir