sábado, 3 de julho de 2010

O cabeça-dura do Marcelo Marat

O novo filme totalmente independente de Marcelo Marat, intitulado Puzzle, é um verdadeiro "quebra-cabeças", e isso é evidente não só pelo título. Uma colagem de Isabela Rossellini cantando Blue Velvet no filme homônimo de David Lynch é o prólogo que abre, em grande estilo, a obra, e frisa o interesse da desconstrução narrativa. Mas diferente de Lynch, Marat o faz pelas dificuldades de produção. Vemos o início de 1 filme, o meio de outro e o final de um terceiro (que é uma colagem de si mesmo, do seu antepenúltimo filme: A Cela).

Conheço o cineasta e ele vive insistindo que temos que filmar porque nunca sabemos o dia de amanhã. Escrevo esse texto sabendo as coisas por dentro, conheço os roteiros desses filmes e participei como ator e câmera em 2 deles. Tudo feito sem um centavo, dentro da ética da Abuso Produções.

Lógico que não vou defender este ou qualquer filme por ser feito com ou sem dinheiro, não é esse o caso. É possível, também, que o valor crítico deste texto seja prejudicado aos olhos alheios por um envolvimento emocional de quem escreve, mas a sequência que tanto me impressionou não estava nem nos roteiros que li, nem nas câmeras que manipulei, mas no imaginário cinematográfico do diretor. O corredor, filmado de um ângulo torto, o superclose nos olhos que percorrem o quadro todo, os cômodos vazios, a angústia dessa caminhada rumo ao desconhecido é cinegrafia pura, uma maravilha, coisa de cineasta!

A escola da evolução técnica é fazer filmes, e os da Abuso estão cada vez melhores. Em entrevista extraordinária o cineasta proclamou que cansou de fazer vídeos experimentais, vai partir pra uma web-série agora no mês de julho, trabalhar mais a dramaturgia dentro de um cinema mais narrativo. A referência novamente é David Lynch, Twin Peaks. Vamos aguardar, e trabalhar.

Confira Puzzle no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=e5sIm6_kLRk (1)

http://www.youtube.com/watch?v=b_T_s7qHQfM (2)

No âmbito do IDEA ocorrerá a Jornada Paraense de Cineclubes (http://jopacine.wordpress.com/) e a Mostra do Novo Cinema Paraense (com curadoria do Inovacine). Puzzle é um dos filmes que será exibido, com direito à presença do autor no fim da sessão. Em breve divulgaremos melhor a programação e o serviço. Aguardem.

Mateus Moura (03/06/10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário