domingo, 18 de julho de 2010

Ponyo é uma das animações da década

[Ponyo. 2008. Hayo Miyazaki. Animação]


O resto dos seres humanos que me perdoem, mas Hayo Miyazaki é a maior imaginação viva.

Um comentário:

  1. é exatamente esse bom rapaz ai que eu sempre falei (ou melhor tantava falar) pois não sabia pronunciar direito seu nome Hayo Miyazaki .
    Ele é o criador dos filmeso Castelo Animado que chegou aos cinemas em 2004 no título "Hauru no ugoku shiro". O filme me emocionou muito. Ele faz uma critica muito criativa, com uma imaginação sem tamanhos sobre esse mundo lúdico que tem vários conflitos, e essa se apresenta com a magia da animação, com a maestria de um artista sensivel a profundidade existêncial e consegue mergulhar um um universo completamente encantado, e encorpado de aprendizados e de valores éticos, humanos.
    Em Castelo Animado Miyazaki constroi uma história que tem como ponte de reflexão a guerra que o mundo vive, fazendo um paralelo com a guerra que nós vivemo em nosso templo, em nosso espirito. O Castelo é animado por um fogo chamado Calcifer, o fogo-coração dessa castelo todo deformado pela vida. Nessa castelo existem portas de quatro cores: verde,azul, vermelho e preta, cada cor dar acesso a um mundo,uma realidade, um conflito. Apesar da história ser baseada no livro "Howl's Moving Castle", da escritora inglesa Diana Wynne Jones, Miyazaki conseguiu recriar um fantastico mundo através desta outra apropriação artistica. Os personagens se misturam, fazem você se envolver, tentar adentrar em seu universo individual que aos poucos vai se revelando. Entre os personagens se criar uma narrativa bastante singular através de Sophie acha que seu destino é continuar com a chapelaria da família e não tem ambições, e que por ter sido salva pelo mago Howl a Bruxan das terras desoladas lança-lhe um feitiço que transforma-a numa velha. Ela sai de casa ao meio de uma colina encontra uma espantalho enfeitiçado, o Cabeça de Nabo que a ajuda levando até ela o castelo de Howl. Lá ela encontra o demônio de fogo Calcifer que propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago. Os diálogos são siomplesmente fantastico, a sabedoria com que os persagens falam de coisas que servem como verdadeiras filosofias de vida.
    Pela manhã ela descobre que o jovem que a havia ajudado é Howl e, quando este pergunta-lhe quem ela é, Sophie diz que é a nova faxineira, pois o castelo é o lugar mais sujo em que já esteve! O aprendiz Markl até achou isso tudo meio suspeito, mas Howl não diz nada contra e assim o filme se desenvolve, com esses personagens que me2 emocionou tanto, me fez querer encontraro calcifer que existia em mim quando eu era criança, antes do meu coração crescer, morrer...

    ResponderExcluir