quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Joe's adventures

[As aventuras de Iron Pussy. Apichatpong Weerasethakul. 2003. Betacam.]

"O belo é brega e o brega belo sabe ser" (Renata Negrão)

Não importa se da vídeo-arte independente underground ou do coração de ferro da indústria cultural; o artista, como a erva daninha, viceja gracioso, rompendo o asfalto mais hardcore ou desabrochando sob a luz mais artificial.
Criatividade - por que tão complexo de explicar se tão simples de enxergar?
Em 10 minutos de projeção a Luah tava convencida já: "Caralho, ele é um gênio Mateus... Ele é o presente, saca?". Exatamente Luah, ele é um presente do gênio de nosso tempo. Não há sombra de dúvidas mais: o Joe é o cara; saca?
É o Godard da nossa geração: revolução a cada plano, o tudo no tudo. O Cinema de Invenção.
São passos de gigante o deste tailandês. Vôos de condor.
O maior último artista.
Tal obra, pastiche ácido em betacam, surra de cinecriatividade, iconoclastia sublime dos trópicos, luz incandescente do brega que belo sabe ser, é mais uma pepita do Midas do cinema contemporâneo; provavelmente, infelizmente, distante para sempre do espectador comum.

Mateus Moura.

3 comentários:

  1. Hi!
    Hi Mateus,

    I have read your blog and enjoy your writing. I came across your blog as I am also Mateus, and also combined CINEMA and MATEUS, to make cinemateus. I write on cinemateus.com.

    I am a fine art student in the uk, and like writing and making films.

    I wondered if you would like to exchange emails with me, we can talk about film cinemateus to cinemateus. I would be interested to find out what kind of differences there are between our engagement with film, if there are any, due to being on different continents.

    I apologise that I do not speak Portuguese. I put this through a translator but I know they are not great.

    I hope to hear from you.

    Regards,
    Mateus
    ------

    Olá Mateus,

    eu li seu blog e apreciar a sua escrita. Me deparei com seu blog como eu também sou Mateus, e também combinado CINEMA e MATEUS, para fazer cinemateus. Eu escrevo sobre cinemateus.com.

    Eu sou um estudante de belas artes no Reino Unido, e gosta de escrever e fazer filmes.

    Gostaria de saber se você gostaria de trocar e-mails comigo, nós podemos falar sobre cinemateus filme cinemateus. Eu estaria interessado em descobrir que tipo de diferenças que há entre o nosso compromisso com o filme, se houver, por serem de diferentes continentes.

    Peço desculpa por não falar Português. Eu coloquei isso através de um tradutor, mas eu sei que eles não são grandes. Espero ouvir de você.

    Atenciosamente,
    Mateus

    ResponderExcluir
  2. Saudade de ver grandes filmes em grandes telas.

    ResponderExcluir