terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O privilégio dos fodidos

“Foi um privilégio poder filmar em lugares como o Soledade, o Bolonha, Sé e Líbero; só isso valeu todo o trabalho que tivemos.”

Assim começou o e-mail do meu grande amigo Marcelo Marat. Se ontem tive um dos dias mais felizes do ano foi simplesmente porque senti o doce gosto na boca de dever cumprido. 3 dias de filmagem, desde dezembro, enfim terminamos o PRIMEIRO – segundo filme da Sr. Cheff Produções. Agora a-à-há montagem...

Maior privilégio do que poder filmar em tais lugares foi poder filmar com tais pessoas: Marcelo Marat (que interpretou o papel do Rei), Aquiles (que interpretou o papel do Mago) e a Duda (que interpretou a Morte). E ainda, o Romario (diretor de arte e assistente de direção), a Luah e a Luana (produtoras) o Clei e a Alê (pai e mãe do Aquiles - e da pequena Diadorin), o Cauby (que fez a câmera do plano-abertura), e o Daniel (que fez uma pontinha e quebrou um galho ontem). Infelizmente o Felipe não pôde participar presencialmente das filmagens, mas foi fundamental como assistente de direção e fez uns storyboards que o impulsionaram pro mundo do desenho de uma vez por todas. Ainda teve o meu amigo Edison Santana, numa participação mais que especial ontem chamando Ogum na última cena rodada. Mesmo com o “corta!” o batuque não parou; e em roda, o Aquiles brincava de toureiro - com a capa que o Romario fez - num bando de adulto dançando em volta, dominados pelo tambor. Todo mundo comungando aquele momento.

E tudo foi assim... nos outros dias, em que acordamos 4 da manhã, ou em que quase fomos levados pela maré... nos divertimos; e foi um prazer inenarrável fazer cinema com essas pessoas.

Nem tenho forças humanas para agradecer a todos eles por eles serem apenas o que são e estarem apenas onde quiseram estar. Agradeço apenas. Evoé vida, e viva o cinema. O fazer é o fato, podemos dormir tranquilos.

Mateos.

4 comentários:

  1. pow, sei mt bem do q falas. senti isso em tds os moments qdo filmei meu "o forasteiro", tb filmamos no bolonha. realment é emoção de dever cumprido, agora a montagem...por isso tb parto p Salvador. como td mundo fez cmg e meu "forastiro", BOA SORTE no teu "primeiro". tomara q eu possa estar de volta a Belém p assisti-lo.

    gostei mto de te conhecer melhor Mateus Moura, embora num periodo breve, porém intenso, espero ainda realizar algo ctgo, algo de CINEMA, com letras maiusculas com todo AMOR q tenho por essa arte.


    um dia nos (re)encontramos face a face outra vez.
    parto na madrugada dest domingo(14/02)
    ;)no mais...Evoé!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estátua dos meninos nativos, tio da alegría.

    ResponderExcluir