domingo, 9 de maio de 2010

grandes lobas, grandes lobos (cinema francês)

Corpos femininos em movimento. Estátuas que andam. Posturas que fascinam. Gestos que marcam nossa existência.
Virou praxe repetiram a frase de Glauber Rocha: "o cinema é pintura em movimento". A intenção comum aos que proferem a sentença é dar respaldo à sétima arte comparando-a a mais que canonizada - e com razão - arte da pintura. Mas já são 115 anos de tanta beleza que já se tornou piegas tais retóricas.
A verdade é que ninguém faz a História do Cinema, ele se faz através de suas imagens. E cada um vai fazendo a sua história do cinema a partir da História. Na minha, essas mulheres e esses homens foram extremamente marcantes. A utilização da "vedete" como elemento comercial é visto como jogada hollywoodiana, mas existe em qualquer lugar. A imagem de uma estrela foi tão bem aproveitada por grandes artistas audio-visuais que se torna uma grande tolice se tolir e não nos apaixonar por elas. No cinema francês, 3 imagens de grandes lobas, imagens pertencentes a 3 grandes lobos:


Musidora como Irma Vep em Les Vampires de Louis Feuillade (1915)


Brigitte Bardot e o cinemascope em Le Mépris de Jean-Luc Godard (1963)

Brigitte Lahaei na fantasia de Jean Rollin em Fascination (1979)

Mateus Moura.

Um comentário:

  1. Adorei essa ima gem mateus, só faltava ser um arco e flexa nas mãos dela pra ser uma icamiaba perfeitamnente contemporânea.

    ResponderExcluir