domingo, 4 de abril de 2010

FULLERIANAS PARTE 1

[The Naked kiss, 1964]

Jazz. Como um trumpete rasgante ela surge em cena dando bolsadas na câmera-subjetiva-dele: o cafetão; que, bêbado, derrubando-lhe a peruca, cai, suplicando misericórdia. Ela espirra água em sua face e do bolso arranca-lhe o dinheiro. Estaria ela roubando-o? Logo sabemos que não. É uma prostituta, uma mulher do submundo; é escória, mas tem princípios. Pega o que lhe é de direito, rasga as evidências de sua existência, apanha a peruca, e ajeita-a (em quadro)... créditos... Um cineasta mostra o seu cartão de visitas: a violência da emoção, a originalidade gritante, o câmera em busca da poesia, Sam Fuller contra o banal. Sua personagem entrará num novo mundo, numa cidade distante. Seu desejo lhe guiará para outra rotina (uma que não espelhe notas, uma garrafa e uma cama para o resto da vida). De prostituta a enfermeira de deficientes físicos. Ela irá sorrir, irá sonhar. O mundo parecerá melhor. Parecerá.

The constant power of Constance Towers

Através de textos - curtos longos médios sinopses ensaios artigos poemas whatever - vou balbuciar sobre o maior dos cineastas (ao lado de alguns - poucos).

p.s: sempre quis saber o que Beethoven acharia desse filme se tivesse vivo.

Mateus Moura.

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